quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sisu!



A segunda edição de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) atingiu a marca de 644.473 candidatos inscritos até as 18h11 desta quinta-feira (13), segundo balanço do Ministério da Educação. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.
O número de inscrições chegou a 1.245.125. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições é diferente do número de estudantes inscritos.
Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. As inscrições devem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (14) no site do Sisu. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.
Só poderá participar do Sisu quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e que não tenha tirado zero na redação. O MEC ainda não informou o número de vagas que estarão disponíveis neste processo seletivo.
A primeira chamada do Sisu será feita no dia 17 de junho, com matrículas nos dias 21, 24 e 25; a segunda chamada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.
Os candidatos poderão escolher duas opções de vagas disponíveis no site. Eles deverão acompanhar a inscrição até o final para ver quais as possibilidades de obter aquela vaga (veja como monitorar a nota de corte). É possível mudar a opção quantas vezes quiser até o último minuto do prazo. A última alteração é a que será considerada válida.
Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno. O candidato deverá ainda dizer qual é a a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer às vagas reservadas para estudantes que fizeram o ensino médio em escola pública, para cotas a alunos que se autodeclarem negros, pardos ou indígenas; para às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou para as vagas destinadas à ampla concorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário